ReGEQ - Um Espaço para o Ensino de Engenharia Química - Nota Editorial

 

          A ReGEQ, Revista de Graduação da Engenharia Química, em seu segundo número, teve a satisfação de receber diversas contribuições por parte de prestigiosos professores e profissionais das áreas envolvidas.

          Por outro lado, é um estímulo para nosso corpo de editores constatar que - embora recém-surgida - a ReGEQ tem despertado interesse em seu público-alvo principal: os estudantes das diversas escolas de Engenharia Química. E isto nas duas faces da vocação "regequiana": a de revista impressa tradicional e a de revista eletrônica na Internet. Neste caso - tendo-se em conta o pioneirismo em termos de revistas universitárias eletrônicas (praticamente inexistentes em nosso meio...) e o pouco hábito de leitura acadêmica na Internet -, termos, só com o primeiro número, ultrapassado a casa dos dois mil hits: é também um dado alentador.

          Tanto nos temas apresentados como na forma de tratá-los, vai-se configurando uma personalidade própria da ReGEQ: procurando combinar o rigor científico com a amenidade própria de experimentados professores. Neste número, além das seções fixas (História, que apresenta um importante recém-lançado dicionário de termos arcaicos em Química; Humor, Ciência e Educação e Educação e Reflexão), são discutidos temas de largo espectro: desde o registro de patentes até a compressibilidade de fluidos; passando pelo histórico da Engenharia Bioquímica, pelo esclarecimento da distinção entre os conceitos de gás "ideal" e perfeito e pela discussão de critérios de redação científica.

          Nossos agradecimentos às editoras Mandruvá - pelo suporte eletrônico - e à J. Barros pelo dedicado trabalho gráfico: seu diretor José Edson de Barros tem-nos brindado com o indispensável apoio.

          Reiteramos, last but not least, o convite a todos, professores e alunos, para que enviem colaborações. 

 

Wilson Miguel Salvagnini (diretor editorial)
Luiz Jean Lauand (editor de Internet)