Clique aqui para voltar para o Lar da Mandruvá

Notandum: um diálogo acadêmico

 

Luiz Jean Lauand
(Coord. editorial)

 

     Este número de Notandum complementa a edição deste ano inaugural e é também - como o anterior - um pouco atípico: além de artigos e notas, apresenta entrevistas com pesquisadores da Universidad San Pablo - realizadas por ocasião da viagem dos professores da Universidade de São Paulo a Madrid en abril - e o texto de uma importante conferência madrilenha de Julián Marías.

     Assim, em sua entrevista o Dr. Antonio Linage - professor de Direito na San Pablo - fala de seu livro São Bento e os beneditinos e o Dr. Luis Escobar, decano da Facultad de Humanidades da San Pablo, discute o direito à informação (tema semelhante, do ponto de vista brasileiro, é abordado pelo jurista Dr. Jaques de Camargo Penteado em seu artigo "Sociedade Vigiada").

     "La moralidad colectiva" é a brilhante conferência de Julián Marías, parte importante de seu curso "La España posible del siglo XXI".

     Esta parte completa-se com o original artigo "Un mago español en el Brasil Imperial" da Dra. Ma. Concepción Piñero e "The idea of educational theories and programs based on Piaget’s theory: some contributions from a philosophical perspective" do jovem pesquisador, Prof. José Sérgio Carvalho.

     Na Parte II apresentamos a aguda nota do Dr. Mario Sproviero que discute o significado originário da palabra "Filosofia" a partir das Tusculanarum Disputationum de Cicero e um resumo da sugestiva conferência "Educação para a Democracia" da Dra. Maria Victoria Benevides, chefe do EDF-FEUSP e membro da Cátedra UNESCO-USP de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância.

     Uma vez mais agradecemos a nossa conselheira, Dra. María de la Concepción Piñero Valverde, pelo trabalho de revisão dos textos en castelhano.

julho de 1998