Clique aqui para voltar para o Lar da Mandruvá

Collatio - Editorial (port.)
 

Experimentum est ex collatione plurium singularium...
Collatio autem est homini propria....

A experiência procede da collatio (reunião, comparação) de muitas percepções particulares... E a collatio é própria do ser humano... (Tomás de Aquino In Metaphysicorum 1, 1, 15).

 

     Collatio é o termo clássico que designa uma operação fundamental que articula o concreto ao abstrato, situada no próprio encontro do conhecimento sensível com o inteligível. Collatio significa também fila, reunião, relacionamento, comparação (collatio é o vocábulo primitivo do latim que traduz mathal-parabolé). Collatio é harmônica unidade na diversidade. Etc.

     Por isso, sem presunções, escolhemos o nome Collatio para uma revista cuja proposta é de uma ampla abertura - de temática, de pontos de vista, de épocas e regiões, de Orientes e Ocidente etc. -, abertura centrada precisamente no encontro das grandes experiências humanas por detrás das diversas percepções particulares: o hen panta - um (é ou no) tudo/todo - heraclitiano. Para que se realize efetivamente essa collatio é necessária a participação de todos os leitores nessa grande conversação (um mútuo verter-se) que é, afinal, a essência da universitas: do um para a totalidade.

     Collatio, simultaneamente revista eletrônica e impressa, inaugura as co-edições na Internet (no site da Editora Mandruvá) dos Departamentos de Estudios Árabes e Islámicos y Estudios Orientales de la Universidad Autónoma de Madrid e do Departamento de Línguas Orientais da Universidade de São Paulo. E, assim, recolhemos neste primeiro número e apresentamos nesta nova mídia alguns artigos publicados originalmente em outras revistas dos co-editores.

 

L. Jean Lauand - Coord. Edit.